quinta-feira, 20 de abril de 2017

Eu, porém, roguei por ti


“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça...” (Lc 22:31-32)

Satanás anda reclamando o crente a todo tempo ao Senhor para peneirá-lo como trigo. Ah, se não fosse o Senhor a rogar por nós diariamente, certamente seríamos peneirados e nossa fé destruída num instante! O fato de permanecermos na fé, hora após hora, dia após dia, ano após ano até ao fim, quando obteremos a salvação de nossas almas, deve-se exclusivamente à intercessão de nosso Senhor Jesus Cristo; à sua profunda bondade, não a nós. Não somos dignos (nem mesmo) de ouvir um pássaro cantar ou uma porca grunhir. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.” (Lm 3:22,23)
“Eu, porém, roguei por ti...” Jesus intercedeu por Pedro e pelos demais discípulos Seus antes mesmo deles assumirem aquela atitude jactanciosa: “... Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim... Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo." (Mt 26:33,35) Sim, antes mesmo de Pedro negá-Lo por três vezes e todos os discípulos O abandonarem, Jesus intercedeu por eles. “É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis de mim; pois está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. "( Jo 17:9, Mt 26:31, Is 53:12) Indubitavelmente os discípulos só puderam continuar avante na caminhada cristã em virtude do próprio Senhor rogar por eles, sustentá-los e fortalecê-los. Quando todos eles achavam-se angustiados, desanimados e deprimidos por causa da morte do Mestre, e seus corações compungidos por O haverem abandonado, o mensageiro do Senhor aparece às mulheres no túmulo vazio (a saber, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé) e envia-lhes, através delas, uma mensagem confortadora: “Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.” (Mc 16:7) Oh, que conforto aos corações dos discípulos! Que encorajamento a Pedro! Aquele a quem Pedro havia negado e os discípulos abandonado, agora está vivo e tem o Seu interesse voltado neles e deseja tê-los em sua companhia! O Senhor Jesus não os rejeitou, ainda que Ele tenha sido abandonado por todos eles e ter sido negado por outro. “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.” (Jo 13:1) Ele amou-os até ao fim; que surpreendente amor!
“Eu, porém, roguei por ti para que a tua fé não desfaleça.” Cristo Jesus, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, nosso fiel e sumo sacerdote que se encontra à direita de Deus intercede por nós continuamente diante do Pai. Ele se compadece de todos aqueles que se achegam ‘com confiança ao trono da graça, para que possam alcançar misericórdia e achar graça, a fim de serem ajudados em tempo oportuno. ’ (Hb 4:16) Aquele que, ‘ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre’, é também ‘o Autor e Consumador da fé’. Cristo Jesus, nosso Mediador (I Tm 2:5), nosso Advogado (I Jo 2:1), nosso Sumo Sacerdote  (Hb 8:1) nosso Profeta (Hb 1:1-2) e nosso Rei (Ap 19:16), vive sempre para interceder por nós diante de Deus (Hb 7:25).

Ó crente, tens fracassado e o fardo do pecado pesa sobre a sua cabeça? Olhe para os céus, contemple a formosura da santidade: há um Homem sentado à destra de Deus; Jesus, bendito Redentor; Jesus, varão aprovado por Deus. O Pai O tem coroado de honra e de glória; o Filho do Homem que foi exaltado é Jesus, o Senhor. “Eu, porém, roguei por ti para que a tua fé não desfaleça.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário